Sobre

O blog Computação inteligente foi fundado em 2015 e surgiu com a intenção de prover conteúdo na área de inteligência artificial em português. Atualmente a maioria do conteúdo que envolve inteligência computacional, machine learning, deep learning, análise de dados, etc… está em inglês. E sabemos que, principalmente alunos de graduação, infelizmente não dominam a língua inglesa a ponto de se sentirem confortáveis em estudar esse tipo de conteúdo. Sem contar que conversar, interagir e estudar em nossa língua materna é algo muito mais fácil e prático. Portanto, a primeira premissa aqui é utilizar o nosso português brasileiro. Obviamente, há situações em que um termo não é traduzível ou não é adequado traduzir. Nesses casos, utilizaremos o termo original mas sempre mostrando uma tradução livre.

A segunda premissa do blog é utilizar um linguajar simples, direto e didático. Muitas das vezes, os conteúdos de área são repletos de termos díficeis, muita matemática e estatística etc. A intenção do blog é simplificar ao máximo. É claro, que se você quer se aventurar nessa área, você sabe que vai precisar estudar conceitos profundos. Mas, muitas vezes analogias, imagens, e um linguajar mais simples, é o divisor de águas entre a comprensão e a dúvida.

A terceira premissa é que tudo que é discutido aqui será aberto e livre para uso não comercial. Portanto, se você encontrou um código e quer utilizá-lo, sinta-se livre. Mas lembre-se sempre de dar créditos a quem merece crédito!

Portanto, de maneira resumida, o blog visa ensinar de maneira simples, livre e em português brasileiro. Os posts são divididos em categorias que você encontra no topo da página principal. E caso possua sugestões ou críticas, estamos totalmente dispostos à ouvi-las! Entre em contato conosco via twitter, email ou comentários nos posts, sinta-se a vontade. Esperamos que com nosso conteúdo possa ajudá-lo de alguma forma. Aproveite!

Autores

Atualmente, o blog é mantido por três autores. Cada post aparece na lateral os dados do autor do mesmo. Mas, de maneira resumida, os três autores são:

  • André Pacheco: Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo e fundador do blog em 2015. Foca sua pesquisa em técnicas de aprendizado de máquina aplicadas em imagens, principalmente em detecção automática de câncer de pele.

  • Gabriel G. De Angelo: Mestrando em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e estagiário do blog. Realizou pesquisas em aprendizado de máquina em sua graduação e desenvolveu um trabalho de conclusão de curso, orientado pelo André, em segmentação automática de lesão de pele. Atualmente está estudando novos métodos de aprendizado de máquina para o diagnóstico automático de câncer de pele.